FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DA ENCOPEL!
/Blog
Educação
Conheça o Lettering, a arte de encantar com letras.

O lettering possui um conceito simples: Uma combinação específica de letras trabalhadas, para uma única utilização e finalidade. Muito utilizado em posters e capas de cd’s, ele é bem mais expressivo que a caligrafia e tipografia, possui mais “sentimentos”, é possível passar sensações como, medo, amor, alegria dentre várias possibilidades.

 

Lettering vs Tipografia

O lettering é diferente da tipografia por não utilizar fontes pré-fabricadas, criando um estilo único. O lettering é na maior parte das vezes desenhado a mão, com lápis, canetas, marca textos e outros. Mas há também quem trabalhe isso diretamente no computador.

 

Como aprender?

Grande parte dos instrutores na área recomendam que a melhor forma de começar a fazer as letras no estilo lettering é seguindo livros e cadernos nesse estilo, como nos cadernos antigos de caligrafia.

 

Busque referências

Por se tratar de um estilo muito singular, único, seu, a busca por referências é um processo essencial e enriquecedor para a prática do lettering. Não estou falando de copiar, mas sim de ter referências, mesclar, criar seu estilo.

Você vai encontrar muitas imagens e ilustrações de Lettering no instagram, Pinterest, youtube e demais páginas da web.

 

Arte de verdade

Ao contrário do que muitos acham, o lettering é uma forma de desenho de uma frase, um pensamento ou até mesmo uma palavra de forma clara e criativa. Os elementos dessa criação são as letras do alfabeto, mas o processo é mais complexo do que a criação de uma fonte.

 

A grande ideia do lettering é se divertir com as diversas formas e pesos para criar um texto que pareça uma ilustração. Lettering é um termo em inglês derivado de “letter” que significa “letra”, mas sem uma tradução para o português. Esse termo consiste em desenhar letras e palavras, ao invés de digitá-las burocraticamente em um computador ou apenas escreve-las em um papel.

 

Para se divertir arriscando um lettering você pode usar qualquer material, mas se você pretende se especializar e realizar letterings profissionais e estilizados, você precisará conhecer alguns produtos especiais.

 

Papel

Como falamos anteriormente, se você quer só se divertir, vale usar qualquer tipo de papel. Uma boa opção para iniciar suas criações são os blocos de papel para desenho, de preferência os com gramatura acima de 140g. O papel precisa ser grosso o suficiente para a tinta não atravessar o papel e manchar a superfície.

 

Caneta

Atualmente existe uma ótima diversidade de canetas propriamente para lettering, mas o ideal é iniciar com canetas de ponta pincel e com canetas de ponta fina. As canetas de ponta pincel vão exigir prática de você, mas depois de dominar, seus trabalhos vão alcançar resultados lindos.

 

Pincel

Se você for da galera que prefere desenhos com pincéis do que canetas, tenha ciência de que é mais que possível treinar lettering com pincéis, mas o ideal é utilizar pincéis com as cerdas redondas e macias.

 

Tinta

Se você for se arriscar com pincéis, também precisará de tinta. As melhores opções são as tintas aquarela e nanquim, mas caso você queira, pode fabricar sua própria tinta improvisada utilizando corante alimentício e um pouquinho de água. Pronto, só começar a treinar seus traços.